- ThrusterWorkspace
Adotar o home office é a solução?
Atualizado: 8 de set. de 2020
A situação atual na qual o mundo se encontra, imposta pela pandemia global, levou a uma mudança em nossos hábitos e a uma nova realidade nas residências brasileiras: o trabalho remoto a partir casa, que passou a ser conhecido como home office.
Em um primeiro momento, o trabalho em casa parece ser a modalidade ideal para alguns profissionais: promove mais tempo com a família, menos tempo de deslocamento e economia de custos com escritório.
O que temos observado em meses de isolamento social, é que o home office funciona sim... mas é verdadeiro apenas para algumas pessoas, em algumas carreiras e em certas empresas.
O home office requer disciplina. Em casa, é muito fácil acabar se envolvendo com situações que não tem relação com seu trabalho: ligações telefônicas indesejadas, barulho devido a obras na vizinhança ou assuntos domésticos que surgem no decorrer do dia. Então, aquilo que prometia te dar mais tempo e eficiência pode acabar tendo efeito contrário no seu foco.

E como receber clientes ou parceiros para alguma reunião? Podemos trazê-los para nossas residências? Sabemos que não é prático nem aconselhável utilizar o endereço residencial para fins comerciais, tanto por questões de segurança quanto para a imagem da empresa ou do profissional.
Por fim, devemos da lembrar menor interação entre os membros de uma equipe ao operar através de home office. É inegável que houve uma ampla utilização de softwares e aplicativos de teleconferência, o que foi fundamental para manter diversas atividades funcionando. Porém, ainda sem trazer todos benefícios da convivência e troca de ideias numa equipe.
Não há uma resposta única e óbvia para o futuro do home office. Por um lado, já existem empresas adotando diversas vagas em tempo parcial ou até integral nessa categoria. Por outro, observamos também companhias que preferem manter o time reunido, promovendo a evolução do empreendimento.